3 de março de 2011

A Á GUA NOSSA DE CADA DIA

   Com minhas excusas, tanto ao Sérgio Britto quanto a Nadiane Momo, pelo trempo decorrido para abordar as questões que levantaram sobre a Corsan e a água em Candiota.
   O Sérgio lembra que a Corsan não está investindo em água e esgoto o que deveria. Concordo plenamente. E aproveito para fazer mais um lembrete. Não é somente a Corsan que tem este comportamento. A CEEE, a CRM, a SULGÁS, a CESA etc. Isto ocorre por decorrência de administrações inaptas para a potencialização das empresas públicas  e seu fortalecimento para que pretem serviços públicos de boa qualidade. Essas administrações estiveram, também, contaminadas pela concepção da privatização. Deste modo o sucateamento dessas empresas serve aos interesses do empresariado sequioso por abocanhá-las e fazer de seus setores fontes altamente lucrativas, às custas do suor do POVO.
   A CRM é um exemplo do afirmo. Atualmente ela é uma empresa pública profundamente privatizada. Isso ocorre por meio de ampla terceirização dos serviços. Até mesmo a mineração está terceirizada. Ao invés de fazer concurso e contratar funcionários para o quadro, condição que daria a esses trabalhadores melhores condições de trabalho, melhores salários, estabilidade no emprego euma série de outras conquistas que lhes tornariam a vida mais tranquila, dariaqm a suas vidas muito melhor qualidade.
   Com a terceirização, além de ganhar menos, os trabalhadores ficam sugeitos a todo tipo de pressão. Até para conseguirem uma vaga se obrigam a recorrer a um " pistolão " , como se dizia antigamente. Ganham menos, não tem os mesmos direitos garantidos, como os do quadro, e quando são demitidos, geralmente, tem seus direitos sonegados sendo submetidos até à coação para abrir mão de garantias estabelecidas em lei.
   É necessário preservar as empresas públicas, revitalizá-las, livrá-las das sanguessugas e construir processos de controle público para que prestem serviços de alta qualidade, o que é perfeitamente possível É o que deveerá ocorrer com as empresas estatais estaduais, agora com a gestão Tarso Genro ( PT ).
   Os problemas apontados pelo Sérgio e pela Nadiane são decorrentes do esclerosamento das ETAS. Elas são muito velhas , muito pequenas e obsoletas. Acredito que nunca foram capazes de produzir uma água de boa qualidade. E, à medida em que a população de Candiota cresceu muito, seus problemas afloraram com muita magnitude, causando todo esse desconforto que a população de Lassance e João Emílio externam, com justa razão.
   Isso é uma herança antiga, de todas as gestões de Candiota. Todavia o Prefeito Folador tem consciência disso e, muito expedito que é, já está tratando do assunto, ou seja, de buscar solução para esses problemas. Esteve no gabinete do ex-deputado Júlio Quadros, em 19 de janeiro passado, ao saber que este iria para uma diretoria da Corsan, para iniciar discussões com vistas a um projeto que viabilize uma Eta nova na Vilas Operária e outra em Dario Lassance. Etas modernas, espaçosas, capazes de produzir água potável da melhor qualidade e de servir a número muito maior de cidadãs e cidadãos. A eta da V. Operária teria a capacidade de produzir água para a própria Vila Operária, São Simão, João Emílio e Seival, com projeção para muitos anos à frente. A de Dario Lassance para esta mesma comunidade e para várias comunidades do interior do Município.
   Poucos dias depois, em 16 de fevereiro último, Julio Quadros, já como Diretor de Comercialização da Corsan, em companhia do diretor de Expansão dessa companhia, Alexandre Stoldt e do engenheiro André Finamor, veio a Candiota e foi feita uma discussão no sentido de a Corsan fazer um projeto, para a Prefeitura, que viabilize a solução da quantidade e da qualidade da água potável.
   No dia seguinte,  dia 17 de fevereiro, durante o Seminário promovido pela Prefeitura de Candiota com a Seppir, no CTG Batalha do Seival, sobre a questão Quilombola, foi a vez de o Prefeito Folador reunir com o Superintendente da FUNASA - Fundação Nacional de Saúde, Gustavo de Mello, para fazeer o mesmo debate. Nesta ocasião foi-se mais longe. Debateu-se a necessidade de um " sistema municipal de saneamento" no qual incluem-se três etas: a da V. Operária, a de Dario Lassance e outra no interior, com o objetivo bem definido de dar muita qualidade, capacidade para muitos anos à frente, e prevenção contra as estiagem. Estavam presentes o Vereador e Secretário de Obras e Sereviços Públicos Artêmio Parcianello, o Vereador e Secretário da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores Valmir Cougo, o Presidente da Câmara Vereador Juliano Correa e este Vereador, que escreve estas maltraçadas.
   De maneira, Nadiane e Sérgio Britto, que a Administração Luiz Carlos Folador está atenta aos problemas que afligem nossa população e em busca de solução e nós, vereadores do PT, ao lado, prestando o maior dos apoios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário