28 de outubro de 2011

O BRASIL É NEGRO

                                                                  Por João Couto


SATIAGRAHA! Ao dar a denominação da doutrina pacifista de Ghandi a uma de suas investigações, o corajoso delegado Protógenes pretendia fazer vingar a verdade. Com a força da verdade Ghandi levou o Povo Indiano a libertar-se do domínio inglês e conquistar a independência de seu país.

O Censo do Ibge de 2010, finalmente, e felizmente, também repoe a verdade, agora em números, pois nossas vistas já mostravam isso. Satiagraha! O BRASIL É NEGRO!

O que mostra o Censo 2010 é que 50,7% de nossa população é AFRODESCENDENTE. ou seja, 96,7 milhões. Brancos são 47,7%, isto é, 91 milhões. Amarelos 1,1% ou 2 milhões e indígenas 0,4%, que soma 817,9 mil.Podemos obter essas e muitas outras informações sobre a população brasileira em www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/default_sinopse.shtm.

A força da verdade finalmente triunfou graças ao surgimento de inúmeros movimentos anti-racistas, especialmente ao longo dos anos oitenta, que, com muita coragem, enfrentaram todas as dificuldades imagináveis, num País que se julgava branco e é tremendamente preconceituoso. Este bárbaro sentimento fez com que muitos afrodescendentes registrassem seus filhos como brancos, temerosos da exclusão que a simples menção da palavra " negro" ou " pardo " ou a expressão " de cor " na certidão de nascimento ainda determina.

Negro, neste País, só tinha algum espaço nas artes, como Grande Otelo ou no futebol como Pelé, mas graças à sua excepcionalidade. Fora disso era no carnaval e no candomblé mas como produto turístico, produto de exportação.

As articulações desses movimnentos no MNU - Movimento Negro Unificado, muito debate, muita caminhada, muita pressão, muita coragem num assumimento heróico de luminosas e gloriosas lideranças, como os saudosos Anélio Cruz e Nego Lua, o Professor Guarani, agora com sua bela carapinha branca, ainda a lutar, acabaram por impor o surgimento de políticas públicas institucionalisando o combate ao racismo. Veio o Governo Lula, veio a Seppir, veio o Estatuto da Igualdade Racial, veio a coragem do pertencimento e a força da verdade fez a revelaçao, até que um dia, que o BRASIL É NEGRO. Esta revelação se deu no censo do ano passado e neste ano, Ano Internacional da Igualdade Racial, o Brasil reagata parte de sua dívida com o Povo Negro - que nos deu a maioria dos marcantes traços de brasilidade - com a transformação, pelo Congresso Nacional, do Dia da Consciência Negra , 20 de Novembro, em Feriado Nacional. Uma homenagem a Zumbi,mas pricipalmente a todas as negras e a todos os negros, do passado, do presente e do futuro, assumidos, pois este gesto encaminha o Brasil rumo a Democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário