24 de novembro de 2011

Prefeitura de Candiota encaminha projetos para implantação de Padaria e Cozinha Comunitária

Na quinta-feira, dia 24, a secretária de Ação Social, Trabalho e Renda de Candiota, Hilda Rejane Bom, encaminhou, junto a Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), dois projetos para a implantação de uma Padaria e uma Cozinha Comunitária no município.

O encontro contou com a presença do diretor do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, Elmar Schneider, das integrantes do Departamento, Simone Reis e Marlene Sauer, e do coordenador do Gabinete Institucional, Ronaldo Hoesel.

Ambas as propostas foram desenvolvidas pela pasta municipal e contaram com a articulação do vereador João Couto junto ao Governo do Estado. As iniciativas visam, entre outros benefícios, a melhoria da qualidade de vida e de geração de renda para famílias em vulnerabilidade social. Os projetos haviam sido apresentados ao prefeito municipal, Luiz Carlos Folador, na quarta-feira, dia 23.

Após serem encaminhados ao Estado, os projetos passarão, agora, por um processo de análise técnica.

Propostas buscam gerar trabalho e renda

A Padaria Comunitária – Construindo Sonhos –, se viabilizada, deve ser instalada junto à comunidade de Seival. De acordo com Rejane, a iniciativa tem por finalidade de “fornecer produtos oriundos de panificação, e outros alimentos a preços populares, com geração de trabalho e renda, desenvolvimento da consciência de cidadania, estimulo ao trabalho solidário”.

A proposta prevê um investimento estimado de R$ 30 mil, em um período de um ano, e deve garantir a aquisição dos equipamentos necessários além da promoção de oficinas de capacitação para o público integrante.

Por sua vez, o segundo projeto busca a instalação de duas Cozinhas Comunitárias no interior do município. Uma delas, na localidade do Assentamento Conquista do Cerro e assentamento Paraíso. “Os equipamentos devem ser instalados nas dependências da sede da Associação das Mulheres Camponesas Terra Luta e Libertação, onde serão desenvolvidas ações de segurança alimentar e geração de renda às famílias de baixa renda”, relatou a secretária. A outra unidade deve ser implantada na comunidade Santa Marta.

O projeto das Cozinhas Comunitárias terá vigência de 12 meses com inicio previsto em dezembro de 2011 e término em novembro 2012, a partir da publicação do Diário Oficial do Estado (DOE). O valor estimado de investimento é de cerca de R$ 15 mil para cada uma das unidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário