Mahara de Brito
O veículo tem um nome especial: 'ODKV'
Somente quem tem uma limitação física é capaz de dar valor às pequenas coisas, como andar de bicicleta. Mas a Organização Não Governamental (ONG) Embrião, com sede local em Alvorada, vem há algum tempo, com uma iniciativa, iluminando a vida de alguns adolescentes. Eles não veem, mas sentem. Sentem com os pés, com as mãos e principalmente com o coração, com a mesma, ou até mais, sensação de liberdade de quem enxerga.
De acordo com a ONG, o grupo se sentia excluído nos passeios ciclísticos realizados na cidade e os limites impostos pela deficiência visual os impedia de participar. “A partir disso, reunimos o grupo de voluntários e pensamos nesta proposta de geminar as bicicletas”, ressalta a presidente Janete Soares dos Santos.
Conforme a presidente, o início foi bem simples: “Pegamos duas bicicletas usadas que tínhamos em casa, conversamos com um serralheiro, que logo se prontificou em soldar nossa ideia.” A bicicleta, que tem um guidão fixo e outro móvel, além de ser um momento prazeroso, tem como ideia a de não poluir a cidade.
Os deficientes visuais, que chegam a fazer filas para pedalar, tem a ajuda de guias e, agora, participam dos passeis ciclísticos da cidade. Janete diz que já foram produzidas, aproximadamente, 16 bicicletas.
O triciclo tem um nome especial: 'ODKV'. A explicação é simples: 'o de cá vê' e 'o de lá não vê'. “O grupo que faz parte do nosso trabalho que escolheu este nome, assim fazendo uma brincadeira com um antigo carro alemão chamado DKW”, diz a presidente.
No dia 20 abril, um grupo de Venâncio Aires se dirigiu até Alvorada, para experimentar e registrar medidas das bicicletas especiais da Embrião. “Foi prazeroso contribuir nesta ação, assim tivemos a oportunidade de mostrar que este meio de transporte para cegos tomou o mundo”, diz Janete.
Para o venâncio-airense Alexandre Hertz que nasceu deficiente físico, e que nunca havia andado de bicicleta, a experiência foi única. “Foi a realização de um sonho”, relata, emocionado.
Hertz foi acompanhado de sua irmã Solange do Carmo Hertz, que também é deficiente visual de nascença, da mãe Marisa do Carmo Hertz e dos amigos Malkon Silva e Fabíola, que tiveram a iniciativa de levar os irmãos.
O jovem, de 31 anos de idade, tem outros sonhos. Está estudando para passar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pretende, no fim do ano, fazer vestibular e assim que passar deseja começar, o quanto antes, a faculdade de direito. “Vou ser advogado”, diz, com convicção. Acrescenta, também, que logo terá uma bicicleta ODKV, pois o grupo em que participa está trabalhando em cima disso.
A entidadeFundada no dia 25 de dezembro de 2001 a Embrião, que tem sede local Alvorada, realiza atividades no estado do Rio Grande do Sul com o projeto pedagógico 'EducaAção EcoLógica' com jogos de xadrez nas escolas.
Tem como principal objetivo a educação ambiental de crianças e adolescentes. Tem como ferramenta de trabalho o xadrez, incluindo assim de forma lúdica aos alunos. A organização já foi reconhecida com prêmios como a Medalha João Saldanha (entregue à incentivadores de esportes); Reconhecimento Ambiental - Borboleta Azul (reconhecido pelo Governo do Estado através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente) e, por seis anos consecutivos, a Medalha de Responsabilidade Social (Assembléia Legislativa).
Trabalha em parceria com outras instituições e organizações para promover a conscientização e a inclusão. Também recolhe pilhas, baterias e outros lixos tecnológicos, assim como óleo de cozinha usado. Além da ODKV, desenvolveu também bicicletas especiais para cadeirantes e muletantes.
Colaboração
No dia 11 de maio ocorre uma galinhada em Vila Mariante. O valor do cartão é de R$ 7,00 O evento terá início às 19h30min, além de bingo. “Toda a verba será utilizada para compra da primeira bicicleta adaptada na cidade”, dizem. Para maiores informações entrar em contato através do telefone (51) 3749-0049.
A Presidente da Associação de deficientes visuais de Venancio Aires – ADEVIVA, Deficiente Visual, também vai fazer um teste na ODKV e conhecerá um pouco sobre o jogo de xadrez pra Cegos.
--
www.ongembriao.org
+55(51)3483-2914
+55(51)9986-7734
Temos de proteger as florestas para os nossos filhos, netos e as crianças ainda por nascer. Temos de proteger as florestas para aqueles que não podem falar por si, como as aves, animais, peixes e árvores.
~ Qwatsinas, Nação Nuxalk
Nenhum comentário:
Postar um comentário