6 de julho de 2013

ESPIONAGEM E VAZAMENTO


 
Isso é o que se sabe sobre o caso Snowden que deixou desesperados  Obama, Kerry e Joe Biden

Por: Rubén Marcano | quinta-feira 2013/07/04 Aporrea 

Agentes da Central Intelligence Agency (CIA) sediados em Portugal, França e Espanha intercederam junto aos governos desses países, para que recusassem a entrada em  seus espaços aéreos do avião que conduzia o presidente Evo Morales, da Bolívia, que retornava de uma conferencia internacional realizada em Moscou. Foram também realizadas pressões diretas pelo presidente dos Estados Unidos , Sr. Barack Obama, pelo chanceler John Kerry e pelo vice-presidente Joe Biden.

Horas antes, Morales havia informado que estava disposto a conceder asilo humanitário ao agente de espionagem dos Estados Unidos Edward Snowden, que estava refugiado na zona de trânsito do aeroporto em Moscou. Este ciberagente realizou trabalhos especializados para uma das agencias terceirizadas controladas pela  National Security Agency ( NSA) dos Estados Unidos (são 1.900 agências no total) e não se sabe por qual motivo revolveu abrir,  para o mundo,  informações confidenciais e documentação secretas coletadas durante seus vários anos  de atividades profissionais.
Nenhuma agência é tão poderosa nos Estados Unidos como a NSA, contudo, as ações que desenvolve são pouco conhecidas pelos cidadãos desse país. Snowden copilou e guardou tantas informações sigilosos que os documentos fornecidos pela Wikileak  pareciam brincadeira.
Até o momento, estas são as pérolas que foram  lançadas para o mundo:

O sistema PRISM  foi criado pela NSA em 2007 para controlar e armazenar senhas, imagens, voz, dados, vídeo, e-mail, bate-papo, dos usuários dos portais populares, como Microsoft e sua divisão Skype, Google, YouTube, Yahoo, Facebook, AOL, Apple e PalTalk, e outros menos importantes.

• PRISM seleciona americanos classificados como perigosos para a segurança da nação. O sistema até o início deste ano havia identificado 117 675 "objetivos de vigilância." Todas as pessoas associadas com o acima exposto, são identificadas e são objetos  de pesquisas, monitoramento e interceptação eletrônica.

• o sistema descrito por Snowden (PRISM) é o mais poderoso que existe atualmente no mundo. E um captador de informações impressionante, com centenas de servidores locados em locais remotos, em abrigos desconhecidos e secretos enterrados sob montanhas, desertos ou outras áreas.  
                                       
• Todas as chamadas telefonicas que entram ou saem os EUA, são  rastreadas por PRISM, que também mantém registros de números de telefones, cartões de crédito para  pagamentos, número de telefones , hora e duração das chamadas.

• Snowden também forneceu informações sobre os serviços secretos do Reino Unido, que também coletou informações de empresas de Internet, que se utilizam dos 200 cabos submarinos de fibra óptica e que  transmitem as informações para cerca de  600 milhões de pessoas em todo o mundo.
• A NSA também espionou a China, varios paises europeus e até mesmo as viagens internacionais do presidente Chávez. Ela  também é  autora  de muitos hacks ralizados em universidades chinesas,  em servidores da ONU situados em Washington, escutas e espionagem sobre diplomatas em Bruxelas (sede da OTAN), escutas em sede diplomática de diversos paises, entre outros.

Por qual motivo os serviços de inteligencia dos Estados Unidos tanto fascinou  Snowden? 

O ciberagente entregou uma série de documentos criptografados a vários de seus amigos, à mídia internacional, à ativistas de internet e grupos que monitoram os direitos dos cidadãos em todo o mundo, de modo que uma vez capturado ou morto nesta caçada infernal a que  está sendo  submetido, tudo seria aberto e divulgado, incluindo  segredos como estes:

• Métodos para transmitir mensagens sigilosoas, espionagem e interceptação
• Objetivos políticos nacionais e globais
• Agentes secretos do mundo, a serviço da NSA
• Missões, nomes codificados e operações contra os líderes do mundo

"Neste momento não há nenhuma maneira de parar o processo de publicação", disse Jualian Assange, fundador do Wikileak

Isso significa que estamos presenciando a materialização do maior vazamento de espionagem sobre cidadãos e governos em todo o mundo e que representa apenas a ponta do iceberg.

 Tradução: Jacob David Blinder

Nenhum comentário:

Postar um comentário