24 de junho de 2011

GAÚCHAS E GAÚCHOS COMEÇAM A DECIDIR ORÇAMENTO ESTADUAL DE 2012

AUDIÊNCIA PÚBLICA REGIONAL DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA REGIÃO DA CAMPANHA


Dia 22 de junho último, terça-feira, com início às 20 horas, realizou-se, na Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, a Audiência Pública Regional do Orçamento Participativo da Região da Campanha. Com a presença de cerca de 300 cidadãs e cidadãos de Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul foram debatidos temas de interesse regional que, na nova nomenclatura do processo de participção, são denominados ÁREAS. Das 24 Áreas de que se compõe, atualmente, a estrutura do Governo Estadual, pelas regras do OP, deste ano, as regiões podem escolher até dez.

Candiota compareceu com uma delegação de 26 pessoas, dentre as quais o Prefeito Luiz Carlos Folador, o Vereador João Couto, os Secretários Artêmio Parcianello, João Roberto Silva da Costa e Aroldo Quintana , o Chefe de Gabinete do Prefeito, Dorval Renato Cunha , a Assessora da Secretaria de Ação Social Onice Pereira e a representante do Programa Brasil Local Solange de Abreu. Prestigiaram o ato, também, os prefeitos de Caçapava do Sul e de Bagé.

Nesta Audiência Pública foram escolhidas, pelos presentes, as seguintes Áreas, como prioritárias, para a Região da Campanha:

1 - Desenvolvimento e Promoção do Investimento;
2 - Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo;
3 - Infraestrutura e Logística;
4 - Educação;
5 - Saúde;
6 - Obras Públicas,Irrigação e Desenvolvimento Urbano;
7 - Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico;
8 - Habitação e Saneamento;
9 - Segurança Pública e
10 - Trabalho e Desenvolvimento Social.

 Entre os dias 11 e 20 de julho próximo serão realizadas, nas regiões, reuniões dos Fóruns Regionais de Participação Popular e Cidadã - formados pelos delegados eleitos nas assembleias municipais, mais os conselheiros dos Coredes e os do PPA - com a finalidade de hierarquizar as áreas, escolhendo quatro dentre as dez obtidas nas audiências públlcas e hierarquizar as demandas aprovadas nas assembleias municipais.

Também foi eleita uma Coordenação Regional da`Participação Popular e Cidadã formada pelo Coordenador Regional, Mateus Azevedo, pelo Conselheiro Regional Vereador João Couto, pelo Presidente do Corede Campanha João Sérgio Ferreira Machado, pelo Secretário de Educação de Candiota Professor João Roberto Silva da Costa , pelo Secretário de Planejamento de Caçapava do Sul Guilherme Torres Fleck, pelo Presidente e pelo Vice-Presidente do Conselho de Segurança Pública de Bagé Josué Monteiro e Jandir Paim e pelos vereadores Willy Jansen, de Aceguá e Amilcar Loguércio de Hulha Negra, totalizando nove membros.

Participou da coordenação dos trabalhos a ex-deputada Cecília Hipólito, hoje Assessora da Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã.

A Assembleia Municipal de Candiota para a escolha das prioridades municipais será realizada dia 09 de julho. A hora e o local serão divulgados na próxima semana mas é muito importante que todo mundo marque na agenda e se programe para participar.

Das decisões tomadas nessa assembleia dependerão o curso técnico de nível médio da Escola Jerônimo Mércio da Silveira e o asfaltamento do trecho João Emílio/Seival da antiga estrada estadual Rio Grande/ Uruguaiana, verbas para habitação popular, outras melhorias na educação, verbas para a saúde, investimentos em geração de trabaalho e renda, revitalização e fortalecimento da UERGS, fortalecimento da agricultura familiar, do cooperativismo e programas de ação social

Nenhum comentário:

Postar um comentário