21 de junho de 2011

         MORADORES DOS CHALÉS DA VILA OPERÁRIA MOBILIZAM-SE.

Há alguns anos a CGTEE colocou à venda as casas da Vila Operária dentre as quais 80 chalés de madeira, muito antigos, a maioria em muito mau estado de conservação.
A grande maioria das famílias que habitam esses imóveis não tem recursos para comprá-los e não há programas no Sistema Financeiro da Habitação que os financie.
Ministério das Cidades - 28/04/11
Isto criou um dilema que o Vereador João Couto(PT) anda em busca de solução desde o ano passado. Recentemente esteve no Ministério das Cidades, em companhia das vereadoras Giselma Pereira(PT) e Liliane Martins(PMDB) junto a Coordenação de Programas Urbanos, a Coordenação do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social e a Coordanação de Regularização Fundiária. Todos foram unânimes em afirmar não haver programas de financiamento para esse tipo de imóvel: muito antigo e de madeira.
Com os novos movimentos da CGTEE para incentivar os moradores a comprar, as 65fsmílias que residem nos chalés e que não tem condições de adquirí-las ficaram bastante preocupadas e angustiadas. Por convite do Gabinete do Vereador João Couto fizeram uma assembleia no CTG Batalha do Seival, no dia 09 de junho passado, à noite, que contou, também, com a presença do Vereador Artêmio Parcianello, Secretário de Obras e Serviços Público e Presidente do Conselho Municipal de Habitação.
Nessa assembleia acertaram pedir a Secretaria Municipal de Ação Social para que fosse feito um levantamento sócio-econômico para demonstrar a situação de necessidade social dessas famílias. Aprovaram a demanda de encaminhar a CGTEE uma proposta de transferência dos 65 chalés nessas condições, mais cinco terrenos desocupados para a Prefeitura Municipal de Candiota com a finalidade de negociar a compra dentro de suas possibilidades financeiras.
Elegeram uma Comissão Representativa constituída por Jesus Elias Acosta Pinheiro, Magda Moraes Alves Branco, Elma Beatriz da Silveira, Terezinha de Jesus Quintana, Gigomar Barbosa Farias e Loiraci Lopes Ferreira. Esta comissão reuniu-se em 14 de junho, terça-feira passada, no Gabinete do Vereador João Couto com a Secretária Municipal de Ação Social, Rejane Bom e a Assistente Social Cibele Costa quando acertaram fazer o levantamento sócio-econômico a partir do dia 21, segunda-feira, na Secretarias de Obras. o que ocorreu.
A partir desse levantamento a Comissão Representativa apresentará  sua proposta ao Prefeito Luiz Carlos Folasdor e, após, ao Presidente da CGTEE, Dr. Sereno Chaise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário