11 de julho de 2011

CANDIOTA REALIZA A MAIOR ASSEMBLEIA DO OP DA REGIÃO

          CANDIOTA REALIZA A MAIOR ASSEMBLEIA DO OP DA REGIÃO


    Com a presença de 184 pessoas a Assembleia do Orçamento Participativo Estadual realizada no Ginásio de Dario Lassance às 15 horas deste último sábado, 09 de julho, foi uma demonstração de muita vontade de participar das lideranças e da população de Candiota. Proporcionalmente foi a maior assembleia realizada na Região da Campanha. Como se pode conferir Aceguá e Hulha Negra tiveram 23 presenças cada uma; Lavras do Sul 37, Caçapava do Sul 74, Dom Pedrito 128 e Bagé 627. Comparando-se o número de comparecimentos com o de eleitores veremos que a assembleia de Candiota representou mais de 2,5%.enquanto a de Bagé, apesar das mais de 600 pessoas, representou apenas 0,66% e a de Aceguá 1,5%.
    Houve um grande esforço da Administração Municipal e da Câmara de Vereadores para demonstrar às cidadãs e aos cidadãos a importância da presença e do debate para, dele, extraírem-se propostas qualificadas para incluir no Orçamento Estadual de 2012. Propostas que tenham significado de melhorar a qualidade de vida de todos em Candiota e contribuam para melhorar, também, as dos demais cidadãos da Região. Notável a grande presença de jovens e a clareza de suas posições. A Prefeitura e a Câmara ombrearam a constituição de toda a infraestrutura pois se tratava de uma assembleia do COMUDE – Conselho Municipal de Desenvolvimento.
    As falas tiveram alta qualidade mostrando que há muita preocupação com a formação técnica dos nossos jovens, com a solução do grave problema de moradia popular, com a integração da Cidade e a prevenção contra novas estiagens. Isso espelha-se nas propostas apresentadas e na intensidade de suas aprovações. Vejamos:
  1. Curso profissionalizante, de nível médio, de eletrotécnica, na Escola Jerônimo Mércio da Silveira, com 138 votos. Significa 86,66% dos votantes ( votaram 160 inscritos ) e expressa o elevado grau de preocupação que nosso Povo tem com a profissionalização de nossos jovens.
  2. Programa Água para Todos com 117 votos. Tem por objetivo dotar Candiota de condições de precaver-se contra novas estiagens com a construção de etas, micro-barragens, poços artesianos, reservatórios e adutoras muito especialmente na região dos assentamentos onde a gravidade é maior.
  3. Asfaltamento da estrada João Emílio/Seival com 113 votos. Uma obra absolutamente necessária para tirar Seival, de uma vez por todas, do isolamento, integrando essa comunidade tradicional e precursora do Município com as demais localidades por uma via de boa qualidade.
  4. Construção de casas populares com 85 votos. Embora o Prefeito Luiz Carlos Folador já tenha encaminhado a solução de moradia de 304 famílias e esteja providenciando mais um programa com mais 207 unidades e, ainda, tenha acabado de firmar um convênio com a Crehnor para mais 350, totalizando 861, o número de famílias que não tem moradia própria ultrapassa as 1.000. resultado do descaso das administrações anteriores.
  5. Segurança Pública com 82 votos. Uma série de equipamentos, viaturas, armamentos para melhorar a capacidade do efetivo trabalhar.
    As demais propostas foram: ligação asfáltica transcampesina – qualificação das vias que ligam Candiota, Hulha Negra e Aceguá, partindo do Assentamento Vinte de Agosto e indo até a Colônia Nova - construção de quadra poliesportiva coberta no Assentamento Oito de Agosto, construção de centro de triagem de resíduos sólidos e ampliação da Escola Estadual Vinte de Agosto.
    Fazem-se, aqui, necessários dois esclarecimentos para que se entenda bem o processo. O primeiro é que ficou aprovado na assembleia aproveitar, para o debate na reunião do Fórum Regional de Participação Popolar e Cidadã em 20 de julho próximo, em Bagé, até a quinta proposta clasificada. O segundo, pois dá a impressão de que havia muito mais gente na assembleia do que noticiamos, se somarmos os votos de cada demanda, é que foi convencionado votar em até quatro propostas.
    Foram eleitos tres delegados para representar Candiota no Fórum Regional de Particiupação Popular e Cidadã: Adir Sebastião dos Santos, a Professora e Vereadora Giselma Pereira e Júlio Cézar Ramos da Silva e suplente o Sargento Cristiano Vera de Ávila.
    O Fórum Regional é formado por estes delegados eleitos nas assembleias municipais, pelo conselhiro do PPA eleito no Seminário de Livramento, pelos coordenadores eleitos na Audiência Pública em Caçapava do Sul, pelos prefeitos municipais e pelos presidentes dos conselhos municipais de desenvolvimento – comudes – o que significa que o Prefeito Luis Carlos Folador, o Vice-prefeito Paulo Brum, o Vereador João Couto e o Secretário de Educação João Roberto Silva da Costa também são delegados.
    O Fórum Regional de Participação Popular e Cidadã reunir-se-á em 20 de julho próximo, em Bagé para sistematizar as propostas de toda a Região da Campanha e compor uma cédula com até 20 demandas. Isto significa a impossibilidade de incluir todas as escolhidas em Candiota. Fica claro que nossos delegados terão uma árdua tarefa nesse dia que será a de trabalhar para incluir o maior número de nossas demandas nessa cédula.
    A referida cédula servirá para a votação da Consulta Popular que se realizará em toda a Região da Campanha no vindouro dia 10 de agosto, quando, então, o Governo Estadual comprometer-se-á com as quatro mais votadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário