CANDIOTA REALIZA A MAIOR ASSEMBLEIA DO OP DA REGIÃO
- Curso profissionalizante, de nível médio, de eletrotécnica, na Escola Jerônimo Mércio da Silveira, com 138 votos. Significa 86,66% dos votantes ( votaram 160 inscritos ) e expressa o elevado grau de preocupação que nosso Povo tem com a profissionalização de nossos jovens.
- Programa Água para Todos com 117 votos. Tem por objetivo dotar Candiota de condições de precaver-se contra novas estiagens com a construção de etas, micro-barragens, poços artesianos, reservatórios e adutoras muito especialmente na região dos assentamentos onde a gravidade é maior.
- Asfaltamento da estrada João Emílio/Seival com 113 votos. Uma obra absolutamente necessária para tirar Seival, de uma vez por todas, do isolamento, integrando essa comunidade tradicional e precursora do Município com as demais localidades por uma via de boa qualidade.
- Construção de casas populares com 85 votos. Embora o Prefeito Luiz Carlos Folador já tenha encaminhado a solução de moradia de 304 famílias e esteja providenciando mais um programa com mais 207 unidades e, ainda, tenha acabado de firmar um convênio com a Crehnor para mais 350, totalizando 861, o número de famílias que não tem moradia própria ultrapassa as 1.000. resultado do descaso das administrações anteriores.
- Segurança Pública com 82 votos. Uma série de equipamentos, viaturas, armamentos para melhorar a capacidade do efetivo trabalhar.As demais propostas foram: ligação asfáltica transcampesina – qualificação das vias que ligam Candiota, Hulha Negra e Aceguá, partindo do Assentamento Vinte de Agosto e indo até a Colônia Nova - construção de quadra poliesportiva coberta no Assentamento Oito de Agosto, construção de centro de triagem de resíduos sólidos e ampliação da Escola Estadual Vinte de Agosto.Fazem-se, aqui, necessários dois esclarecimentos para que se entenda bem o processo. O primeiro é que ficou aprovado na assembleia aproveitar, para o debate na reunião do Fórum Regional de Participação Popolar e Cidadã em 20 de julho próximo, em Bagé, até a quinta proposta clasificada. O segundo, pois dá a impressão de que havia muito mais gente na assembleia do que noticiamos, se somarmos os votos de cada demanda, é que foi convencionado votar em até quatro propostas.Foram eleitos tres delegados para representar Candiota no Fórum Regional de Particiupação Popular e Cidadã: Adir Sebastião dos Santos, a Professora e Vereadora Giselma Pereira e Júlio Cézar Ramos da Silva e suplente o Sargento Cristiano Vera de Ávila.O Fórum Regional é formado por estes delegados eleitos nas assembleias municipais, pelo conselhiro do PPA eleito no Seminário de Livramento, pelos coordenadores eleitos na Audiência Pública em Caçapava do Sul, pelos prefeitos municipais e pelos presidentes dos conselhos municipais de desenvolvimento – comudes – o que significa que o Prefeito Luis Carlos Folador, o Vice-prefeito Paulo Brum, o Vereador João Couto e o Secretário de Educação João Roberto Silva da Costa também são delegados.O Fórum Regional de Participação Popular e Cidadã reunir-se-á em 20 de julho próximo, em Bagé para sistematizar as propostas de toda a Região da Campanha e compor uma cédula com até 20 demandas. Isto significa a impossibilidade de incluir todas as escolhidas em Candiota. Fica claro que nossos delegados terão uma árdua tarefa nesse dia que será a de trabalhar para incluir o maior número de nossas demandas nessa cédula.A referida cédula servirá para a votação da Consulta Popular que se realizará em toda a Região da Campanha no vindouro dia 10 de agosto, quando, então, o Governo Estadual comprometer-se-á com as quatro mais votadas.
Com a presença de 184 pessoas a Assembleia do Orçamento Participativo Estadual realizada no Ginásio de Dario Lassance às 15 horas deste último sábado, 09 de julho, foi uma demonstração de muita vontade de participar das lideranças e da população de Candiota. Proporcionalmente foi a maior assembleia realizada na Região da Campanha. Como se pode conferir Aceguá e Hulha Negra tiveram 23 presenças cada uma; Lavras do Sul 37, Caçapava do Sul 74, Dom Pedrito 128 e Bagé 627. Comparando-se o número de comparecimentos com o de eleitores veremos que a assembleia de Candiota representou mais de 2,5%.enquanto a de Bagé, apesar das mais de 600 pessoas, representou apenas 0,66% e a de Aceguá 1,5%.
Houve um grande esforço da Administração Municipal e da Câmara de Vereadores para demonstrar às cidadãs e aos cidadãos a importância da presença e do debate para, dele, extraírem-se propostas qualificadas para incluir no Orçamento Estadual de 2012. Propostas que tenham significado de melhorar a qualidade de vida de todos em Candiota e contribuam para melhorar, também, as dos demais cidadãos da Região. Notável a grande presença de jovens e a clareza de suas posições. A Prefeitura e a Câmara ombrearam a constituição de toda a infraestrutura pois se tratava de uma assembleia do COMUDE – Conselho Municipal de Desenvolvimento.
As falas tiveram alta qualidade mostrando que há muita preocupação com a formação técnica dos nossos jovens, com a solução do grave problema de moradia popular, com a integração da Cidade e a prevenção contra novas estiagens. Isso espelha-se nas propostas apresentadas e na intensidade de suas aprovações. Vejamos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário