16 de setembro de 2011

Mineiros dos três estados do Sul em Brasilia para audiência pública no senado, em defesa do carvão mineral‏ - 12/09/2011

Esta matéria pode ser encontrada em www.ilhadanoticia.com.br

 
 

BRASÍLIA/DF - Chegaram a Brasilia na manhã de segunda (12/09) os três ônibus partiram do Sindicato dos Mineiros de Butiá, com integrantes das cidades de Minas do Leão, Arroio dos Ratos, Charqueadas, Eldorado do Sul, Candiota, Bagé, Hulha Negra, Aceguá e Pinheiro Machado, para participar de audiência publica, na Sub-Comissão senado federal, dia 13 de setembro, sobre o aproveitamento do carvão mineral na matriz energética brasileira.

A caravana é coordenada pelo Sindicato dos Mineiros de Butiá, representantes de prefeitos e vereadores das regiões carboníferas do estado e do Gabinete do vice-governador do RS, com a pretensão de dar continuidade ao movimento deflagrado dias 01 e 02, quando sindicalistas, forças políticas e comunidades da região carbonífera paralisaram o tráfego da BR-290 para chamar a atenção das autoridades para a gravidade do problema.

O carvão mineral não foi incluído na portaria que definiu as fontes de energia. Foi isso que o presidente do Sindicato dos Mineiros de Butiá, Oniro Camilo, disse à presidente Dilma Rousseff quando foi recebido por ela em sua passagem pela Expointer, em Esteio, dia 02 de setembro.

“Estou entregando em suas mãos o destino da Região Carbonífera e o desespero da categoria mineira, que está prestes a ser extinta, pela documentação da ANEEL e portarias do Ministério de Minas e Energia”, disse Camilo à chefe do executivo nacional.

Proposta pelo Sindicato dos Mineiros de Butiá e convocada pela Sub-Comissão Permanente em Defesa do Emprego e da Previdência Social, presidida pelo senador Paulo Paim, a audiência pública contará com a presença de representantes do setor em nível nacional, ministérios, ANEEL, Eletrobrás, governos estaduais e Fepam/RS.

ONIRO CAMILO é presidente do Sindicato Mineiros de Butiá e Região, presidente do Departamento Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias Extrativas do Brasil no Plano da CNTI (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria), vice-presidente Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Extração de Carvão do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná (FITIEC-PR/SC/RS) e vice-presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores do Rio Grande do Sul (NCST/RS)



ILHA DA NOTÍCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário