19 de fevereiro de 2012

    Raul Pont resgata a história e ressalta caráter pioneiro e inovador do Partido dos Trabalhadores em homenagem na Assembleia Legislativa


    Na tarde desta quarta-feira (15/2), o deputado Raul Pont, presidente do PT/RS, ocupou o período do Grande Expediente para homenagear os 32 anos do Partido dos Trabalhadores, completados no último dia 10/2. “Vivemos o mais longo período democrático de nossa história. Por isso, com as comemorações da vida de nossos partidos, que surgiram da luta por liberdade, podemos manter viva esta história. Vivemos um novo momento, de verdadeira liberdade e organização política”, destacou o petista. 
    “Há 32 anos, no memorável 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion, em São Paulo, delegações de 17 estados brasileiros fundaram o Partido dos Trabalhadores”, disse Pont, lembrando a ironia que foi o partido, que reunia a vanguarda do movimento sindical dos anos 70, ser criado no aristocrático bairro de Higienópolis. Para Pont, o PT foi uma expressão política daquele momento histórico do Brasil, que vivia o bipartidarismo imposto pela ditadura militar. 
    O petista mencionou a  presença de figuras históricas e simbólicas da esquerda nacional na fundação do Partido. “Mário Pedrosa, Antônio Cândido, Apolônio de Carvalho, Manuel da Conceição, Hermínio Sachetta, Sérgio Buarque de Holanda, dentre outros lembravam às novas gerações de sindicalistas - Jacó Bittar, Henos Amorina, José Ibrahim, Lula, Olívo Dutra, Paulo Skromov, Wagner Benevides, Clóvis Ingelfritz e outros - que retomávamos, também, fortes tradições das lutas revolucionárias da esquerda no Brasil”, disse.
    O PT, ao longo dos últimos 32 anos esteve na vanguarda das grandes jornadas nacionais, como a luta pela Anistia, Eleições Diretas, convocação de Assembleia Nacional Constituinte soberana e exclusiva e no impedimento de Fernando Collor de Mello, em 1992. Pont lembrou que o Partido esteve à frente da prefeitura de Porto Alegre por 16 anos, fazendo uma gestão inovadora. “Construímos em Porto Alegre, de 1989 a 2004, uma nova experiência de gestão pública que vai além da democracia representativa. Mostramos através do Orçamento Participativo e dos variados instrumentos de democracia participativa, que a população, quando tem o poder de decisão, aprova mais e melhores serviços públicos”. 
    Hoje o PT está à frente do comando do país pela terceira vez - dois mandatos do ex-presidente Lula e, agora, com Dilma Rousseff, primeira mulher eleita presidente do Brasil. O partido governa cinco estados (Acre, Bahia, Distrito Federal, Sergipe, Rio Grande do Sul) e 559 municípios. No legislativo federal, o PT tem a maior bancada na Câmara, 88 deputados eleitos, e detém a segunda bancada no Senado, com 14 senadores. Conta ainda com 149 deputados estaduais e 4.171 vereadores.
    Partido inovador
    Para Raul Pont, o Partido se mostra mais uma vez vanguardista, incorporando ao estatuto partidário a garantia de 50% de mulheres em todas as direções. Além disso, limitou no número de mandatos, garantindo renovação política, a participação de 20% de jovens e 20% de negros em todas as instâncias do partido e o novo critério de filiação. “Estas medidas fortalecem o partido, que mais uma vez mostra seu caráter inovador. Foram decisões que garantiram um PT mais democrático, mais socialista, com mudanças estatutárias que apontam para maior participação da base, para a democracia participativa, para a renovação dos quadros”, destacou Pont.
    Homenagem
    Na ocasião, três pessoas foram homenageadas em nome do Partido. América Alves  e Silvio Nogueira, fundadores do PT, e João Manoel Idiart, jovem filiado. “Homenagem  simples, mas muito simbólica. Dona América, da Lomba do Pinheiro, que antes do PT já militava no movimento comunitário. Silvio Nogueira, que há mais de 50 anos milita no movimento sindical. João Manoel, que além de simbolizar a conquista de 20% jovens instâncias diretivas, homenageia a juventude deste momento e a juventude da década de 70 e 80, que teve coragem de enfrentar os desafios e fundar o Partido dos Trabalhadores”, concluiu Pont. 
    Para ler a íntegra do discurso do deputado clique aqui.
    Foto: Denis Soares, PTSul
     

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário