15 de abril de 2012

                                              AGENDA POSITIVA

Como os anos anteiores este tem sido, também, de uma agenda muito positiva. Após a consolidação da regularização fundiária da João Emílio. Os 398 lotes já tem matrícula no nome de cada família, garantindo-lhes a popriedade. Essa ação extremamente positiva da Administração Folador/Paulo Brum pôs fim à angústia de quase 400 famílias que só tinham o contrato que sequer fora averbado no Cartóio de Registro de Imóveis. Por causa disso ficavam impedidas de obter financiamento para construir ou para vender e, também, não podiam dar o imóvel em garantia em algum negócio que precisassem fazer. Esse tormento acabou. A seguir vieram as obras de pavimentação da Vitória do Seival melhoando a qualidade da moradia para setenta famílias lá residentes.

No final de março Candiota recebeu certificado por valorização da Educação Infantil. Por ter elevado os investimentos entre 2006 e 2010 em 7,4%. Ficou em terceiro lugar entre todos os municípios do Estado. A Administração Folador/Paulo Brum acabou a obra da Escola Nely Betemps no bairro João Emílio, tendo melhorado a planta, oferecendo melhores instalações aos professores e aos alunos, está com as obras de ampliação da Escola Santa Izabel bem adiantadas. As obras da Escola Infantil de Dario Lassance também estão bem avançadas. É uma escvola modelo, para crianças entre zero e seis anos de idade que oferecerá todos os serviços necessáios numa escola de Pimeiro Mundo, embora estejamos no Terceiro, ainda.Foram adquiridos vários veículos para transporte escolar, garantindo deslocamento rápido, seguro e confortável para as crianças da rede.

Outra informação positiva, nessa agenda, foi dada pelo Deputado Dionilso Marcon. Os assentamentos São João, Santa Fé e Oito de Agosto receberão R$1.200 mil, do Ministério da Integração Nacional, do programa Água para Todos, pata instalação de redes de água que serão instaladas a partir de poços artesianos existentes nessas localidades, o que livrará aquelas famílias do tormento das estiagens.

Foram selecionados 30 jovens, entre 17 e 23 anos, para o Programa Jovem Aprendiz que oferecerá cursos de Auxiliar de Manutenção Elétrica e Eletrônica. Os cursos serão ministrados na Escola Nely Betemps, de segunda a sexta-feira, à tarde e durarão cinco meses e ,meio. O Jovem Aprendiz é uma parceria da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Ação Social Trabalho e Renda, com a CGTEE e a Escola Técnica José Cesar de Mesquita que pertence ao Sindicato de Metalúrgicos de Porto Alegre.

No dia 03 de abril foi assinado, pela Prefeitura, a Caixa Econômica Federal e a Construtora ACPO, o contrato para construção de 200 casas populares em Dario Lassance. Será um conjunto habitacional completo, com ruas pavimentadas, esgoto cloacal e pluvial, iluminação pública, centro comunitário, centro de lazer, praça, etc. Essa obra já começõu. Representará uma vertiginosa queda no déficit habitacional de Canditae, mais importante, livrará 200 famílias de baixa renda dos aluguéis pesadíssimos, que pagam, da situação extremamente incômoda que é morar " de favor " outras muitas. Proporcionará a cerca de 800 pessoas muita tranquilidade e alegria por irem para dentro de uma casa que será sua.

A Fundação de Economia e Estatística, órgão do Governo do Estado, divulgou resultado de análise que fez no Índice de Desenvolvimento Socioeconômico 2009 dos 496 municípios do Rio Grande do Sul. Os ítens considerados foram saúde, educação, renda, saneamento e domicílios. Na classificação geral Canditoa ficou em 21º lugar entre todos os mmunicípios do Estado. Antes, em 2008, era a 42ª. Na variação percentual nosso Município teve o segundo lugar com 28%. É importante informar que no ítem Saúde Candiota ficou classificado em 7º lugar. Este resultado é um demonstrativo de que as políticas e os investimentos da Administração Folador/Paulo Brum estão na direção certa. Indicam que a busca obstinada de melhorar a qualidade de vida de nossos munícipes está tendo resultados altamente positivos.

Por último as ruas do São Simão começaram a ser pavimentadas. Segundo o Prefeito Folador serão pavimentadas na sua totalidadee, com investimentos da ordem de R$880 mil oriundos do cofre da Prefeitura. Esta comunidade terá, até o fim de agosto, data prevista para a conclusão das obras, todas aas ruas pavimentadas, com todas as implicações positivas do fim do barro, da poeira, dos buracos, mais conforto e mais qualidade de vida.

Não falei de tudo que está andando. Há muitas outras coisas. Mas por hoje basta para vermos como está positiva a Agenda do Povo de Candiota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário