1 de fevereiro de 2011

MOÇÃO DE APOIO - GRUPO OBINO

                                                Moção de Apoio
 A Comissão de Emprego da Câmara de Vereadores de Candiota, propõe ao colendo plenário, Moção de Apoio a Recuperação Econômica e Financeira do Grupo Lojas Obino.
 Tal moção justifica-se por a comissão entender que é necessário manterem-se os aproximadamente, 3.500 (três mil e quinhentos) empregos diretos e indiretos que esse grupo proporciona a trabalhadores da Metade Sul do Rio Grande do Sul.
 Essa Casa Legislativa, entende que, caso as negociações atuais com os credores não prosperem será necessário que o Governo do Estado do RS, intervenha nessas negociações para que se encontre uma alternativa que impeça que esse enorme contingente de cidadãos e cidadãs fiquem desempregados.
 Entende também que a Região Metade Sul do RS não pode ser penalizada com tamanho ônus. Os Estaleiros de Rio Grande e a FASE C da Usina Presidente Médici (Candiota) trouxeram um alento a região. A perda de tão grande número de postos de trabalho faria retroceder esse avanço conquistado nesses últimos anos.
 Assim sendo essa Casa Legislativa encaminha essa Moção de Apoio ao BANRISUL (Banco do Estado do Rio Grande do Sul) e a Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento essa Moção de Apoio a recuperação do Grupo Lojas Obino, fazendo um apelo para que, em não sendo aceito o plano de recuperação ora apresentado aos credores, busquem-se outras alternativas, se for preciso agregando outros órgãos estaduais como BRDE e Agência de Fomento para que esse enorme número de famílias não restem em situação constrangedora do desemprego.
 No afã de ajudar numa solução que seja boa para todos, Lojas Obino, seus funcionários, a sociedade da Metade Sul do RS, as Prefeituras em que existem unidades do grupo instaladas, sugerimos acrescentar no Plano de Recuperação, os seguintes itens:
a) Criação de um programa de responsabilidade social, na empresa, que beneficie a sociedade como um todo, mas principalmente seus funcionários, especialmente na área da capacitação profissional;
b) Criar programa de distribuição de parte do lucro líquido aos seus funcionários;
c) Criar um programa de co-gestão com os funcionários como forma de aproveitar a capacidade dos mesmos para uma gestão de alta qualificação.

                                                                       Candiota, 31 de janeiro de 2011

                                                                                           João Couto
                                                                        Presidente da Comissão de Emprego

                                                                                     Guilherme Barão
                                                                  Vice-presidente da Comissão de Emprego

Nenhum comentário:

Postar um comentário