2 de fevereiro de 2011

PRIVATIZAÇÃO DA ÁGUA

COMPANHEIRAS(OS):
 
   Repasso-vos o documento abaixo, que recebi da SEAIRS, da Executiva Estadual do PT, que nos alerta para as insidiosas investidas de empresários - muitos multinacionais - sôbre a água potável. O que desejam é a privatização da água e os altos lucros que podem auferir com seu controle.
   Para que todos possam ter acesso a`´agua potável é necessário que permaneça estatizada e sob o controle  dos Trabalhadores. É inadmissível que elemento estratégico, como  água, caia nas mãos da iniciativa privada, cujo objetivo não é servir à população, mas obter o maior lucro que puder. Com este tipo de objetivo ninguém poderá apostar na boa qualidade da água nem em seu fornecimento para todos, pois uma parcela da população, a que não puder pagar os preços abusivos que a iniciativa privada costuma por em suas mercadorias, ficará sem água. Ou então o Setor Público terá de investir para dar conta desta parcela da população. Por essa lógica o Estado fica com a parte que dá prejuízo e a iniciativa privada com a que dá lucro.
  É necessário combater, com todas as forças, eese assédio estão fazendo a CORSAN e a outros órgãos do saneamento.
 




Orientação aos (a) Prefeitos(a), Parlamentares e aos(às)
Militantes do Partido dos Trabalhadores do RS

Está em curso no país uma ofensiva de grandes grupos econômicos para adquirir o controle do saneamento, em especial, o abastecimento de água.

No RS, grandes empresas têm assediado prefeituras e legislativos com uma equação que não fecha: prometem a um só tempo ampliar investimentos em saneamento, indenizar a Corsan e reduzir a tarifa. Tentam vender uma ilusão com o objetivo de se apropriar de um serviço essencial à vida.

Segundo dados da ONU, 18% da população mundial não têm acesso a uma quantidade mínima aceitável de água potável. Projeções indicam que em 2025, dois terços da população do planeta - 5,5 bilhões de pessoas - poderão não ter acesso à água limpa. E, em 2050, apenas um quarto da humanidade vai dispor de água para satisfazer suas necessidades básicas.

É neste mercado futuro, extremamente promissor e lucrativo que essas empresas estão mirando. Diante disso, o PT/RS posiciona-se contrário a qualquer processo que leve à privatização dos serviços de saneamento – Água e Esgoto – nos municípios gaúchos.

A água é um bem público, essencial à vida, e não pode ser tratada como uma mercadoria. Com essa visão, assumimos, nas eleições de 2010, o compromisso com a população gaúcha de fortalecer a Corsan, ampliando e qualificando seus serviços. Esse é um compromisso reafirmado pelo governador Tarso Genro.

Nosso Partido, histórica e programaticamente, tem se posicionado na defesa de que os serviços públicos essenciais não podem ser instrumentos de capitalização privada e essa deve ser a orientação para nossos parlamentares, gestores e militantes sociais.

Assim, o PT/RS está integrando o Comitê Estadual em Defesa da Água Pública, organizado pelos movimentos sociais gaúchos, e orienta toda a sua militância, em especial seus(suas) parlamentares e gestores(as) públicos(as), a somarem-se a este movimento, criando e fortalecendo os comitês e fóruns municipais em defesa da água pública.

Desde já convidamos a todos(as) para o lançamento oficial do Comitê Estadual em Defesa da Água Pública no dia 18 de Março em Porto Alegre.


Executiva Estadual PT/RSPorto Alegre, 31 de Janeiro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário