18 de novembro de 2011


 


Abertura da Conferência do Bioma Pampa lota auditório da Câmara de Livramento - 08/11/2011

 

Em referência à PEC 424/09, que torna o Bioma patrimônio cultural e ambiental da humanidade, Janta falou da importância de incluir a população atingida e que vive no espaço do Bioma Pampa no debate.

A V Conferência Internacional do Bioma Pampa iniciou nesta manhã na Câmara de Vereadores de Livramento com a mesa composta pelo presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia; o presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta; o prefeito de Sant´ana do Livramento, Wainer Machado; e o vereador e presidente da Câmara de Livramento Sérgio Moreira.

Representantes dos Sindicatos dos Comerciários de Quaraí, Pelotas, São Jerônimo e Guaíba marcaram presença; assim como sindicalistas da Força Sindical de Uruguaiana, como Renato Martins.

O secretário de Meio Ambiente da Força e presidente da Força Verde, Lélio Falcão; o presidente da Fetracos, Dionísio Mazui; o diretor de Formação Sindical da Força Cláudio Correa; o presidente do Instituto Girassol, Marcelo Furtado; e o presidente da CUT-RS, Celso Woyciechowski, prestigiaram a abertura do evento.

A comunidade de Sant´ana de Livramento e municípios da região lotoou o plenário da Câmara de Vereadores.

"Saúdo este parceiro, amigo e sindicalista Marco Maia, presidente da Câmara Federal, que entende a importância da região e 69% do Estado que é o Bioma Pampa e suas questões e problemáticas, como a Faixa de Fronteira e a instalação de free shops. Quero saudar ainda o presidente desta casa, sempre um parceiro, assim como o prefeito que desde o início nos acolheu".

"Inauguramos hoje a V Conferência e percebemos que em cinco anos já houveram vários avanços. Tínhamos dificuldades de  debater com a Câmara Federal, por isso a presença de Maia é muito importante para a inclusão deste debate na Casa", diisse Janta, sobre o Projeto de Lei 6316, que permite a instalação de free shops nas cidades brasileiras de Fronteira.

Em referência à PEC 424/09, que torna o Bioma patrimônio cultural e ambiental da humanidade, Janta falou da importância de  incluir a população atingida e que vive no espaço do Bioma Pampa no debate.

"Se a PEC for aprovada como está, teremos que ter permissão de institutos para plantar um pé de limão", criticou.

Para Janta, a PEC tem de definir também toda a área do Bioma Pampa como espaço de preservação, aliado ao trabalho. "Concordamos com a prevenção e defendemos a natureza, mas tem que ser preservado contemplando o meio ambiente e a sustentabilidade do trabalho. Defendemos também que se o Bioma é preservado no Brasil, também deve ser no Uruguai e na Argentina, pois o meio ambiente não se restringe a um país, a preservação do meio ambiente deve ser mundial", afirmou.

O prefeito Wainer Machado destacou a permissão da instalação de free shops no lado brasileiro da Fronteira e agradeceu a presença de Maia, assim como o presidente Janta e toda a equipe da central que organiza a conferência.

"É uma expectativa de desenvolvimento para Livramento, Jaguarão, Quarai e outros municípios a instalação de free shops. Estamos aqui viabilizando nosso empenho em apoio à sua proposta", ressaltou o prefeito, sugerindo uma medida provisória que permita os frees shops, agilizando a tramitação do tema e o funcionamento das lojas.


Texto: Josemari Quevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário