10 de dezembro de 2011



Carvão: Novas tecnologias e mais mobilização - 07/12/2011


«« VOLTAR               www.ilhadanoticia.com.br

 

A realização de um foro de mineiros dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e a intensificação das ações em defesa do carvão foram as decisões da reunião entre as lideranças da categoria do Sul do país, promovida no Hotel Byblos em Brasilia, em 07/12, após um dia marcado por encontros com parlamentares das duas casas legislativas.

O foro, de natureza interestadual, inclui a visita à Universidade de Rio Grande, no RS, para conhecer a nova tecnologia de captação de CO² e a criação de uma frente de debate na cidade de Butiá, em data a ser definida.

Também preparam ações reivindicatórias para o próximo dia 13, com objetivo de reafirmar a disposição de defender o carvão mineral Brasileiro.

CARVÃO MINERAL: agenda intensa em Brasilia e proposta de projeto de lei - 07/12/2011


BRASILIA/DF – A comissão “Eu Apoio o Carvão Mineral” cumpriu intensa agenda em Brasilia, dias 06 e 07/12, com vistas a reforçar a idéia de ampliar a presença do setor na matriz energética brasileira.

Lideranças sindicais, políticas e empresariais ligadas ao segmento participaram de reuniões com parlamentares e sustentaram a importância energética e social do mineral para o País.

Foi o que se viu na reunião dos líderes do Sul com a bancada gaúcha, na qual estiveram presentes doze deputados federais e dois estaduais e quando foram apresentadas novas diretrizes para o movimento.

Na abertura do encontro, o coordenador da bancada, deputado Paulo Pimenta, convidou Oniro Camilo, presidente do Depronex/CNTI e proponente da reunião, e Genoir dos Santos, presidente da Federação dos Mineiros do RS/SC/PR, para compor a mesa, juntamente com o vice-presidente da Frente Parlamentar Mista, Afonso Hamm, e o presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM) Fernando Zancan.


“CIDADES-FANTASMA” – Oniro Camilo voltou a enfatizar o valor do carvão para a economia dos três estados, apontando o impacto que a exclusão do mineral poderá acarretar na vida de meio milhão de pessoas, citando os municípios de Camboim, no Paraná, e Candiota, no Rio Grande do Sul, como candidatos à condição de “cidade-fantasma”, caso o pior venha a acontecer.

Genoir dos Santos – o “Foquinha” – lembrou o fato ocorrido em 1990, quando o então presidente Fernando Collor de Melo fechou uma empresa em Santa Catarina e provocou a demissão de um número superior a quatro mil trabalhadores, em sua maioria pais de família.

Afonso Hamm falou de redirecionar as ações com a finalidade de “sensibilizar quem planeja a energia no governo”.

Alceu Moreira defendeu a necessidade de fazer valer a força política do Sul, citando palavras de Edison Lobão, nas quais o ministro das Minas e Energia (MME), afirma que o Brasil terá de dobrar a capacidade de produção energética até 2022. Irônico, Moreira disse que não se pode deixar que o Brasil se transforme em um “grande jardim botânico, com o povo desempregado e passando fome”, numa clara menção ao protecionismo ambientalista.


PROJETO DE LEI – A comissão estuda a apresentação de um projeto de lei com o apoio das duas casas, estabelecendo uma política permanente para o carvão.

Sobre o tema, o deputado federal Ronaldo Zulcke acredita que a idéia pode ter força ao manter sintonia e diálogo com o pensamento do executivo, com o que concorda o deputado Paulo Pimenta, que acha válida a intenção de mudar a legislação para alcançar uma solução definitiva para a questão.

Para Fernando Zancan, da ABCM, o projeto se apresenta como uma das alternativas de política de Estado para o carvão, idéia compartilhada pelo senador Paulo Paim, que recebeu a comissão no Senado, às 8h do dia 07/12, e para quem foi entregue relatório resumindo as ações desenvolvidas pelo grupo no decorrer do ano, com o pedido de que este seja encaminhado às mãos da presidente Dilma Rousseff.

A agenda, que incluiu encontro com o secretário de Geologia e Mineração do MME, Cláudio Scliar, foi encerrada com visita ao presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), José Calixto Ramos, que antecipou a realização de
reunião com o secretário-geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho, no próximo dia 15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário