8 de dezembro de 2011


A COOTRACAN DESTRAVADA!

Em meados de 1998 pessoas inscritas para o projeto Morada do Sol deixavam tristes o prédio da Prefeitura por não terem sido sorteadas para uma casa. Eram 180 famílias inscritas para apenas 50 casas. Convidei-as para debater a possibilidade de organização de uma cooperativa habitacional. Fizemos isso com as que aceitaram a ideia e em 19 de outubro de 1998 a Cooperativa Habitaciuonal dos Trabalhadores de Candiota – Cootracan - foi fundada com 36 famílias associadas. Tivemos a prestimosa ajuda dos vereadores Luiz Carlos Folador _ hoje o Prefeito de Candiota – e Anselmo Malaguez, ambos do PT Após a fundação mais pessoas associaram-se e, hoje ,são 80. Cotizaram-se, no melhor espíirito coletivo e solidário, e compraram a área de 4,5ha junto ao São Simão. Ao terminarem de pagar a área para obterem a escritura tiveram que recorrer à Justiça. Isto já em setembro de 2002. O geverno municipal havia mudado e, daí para diante, os que se seguiram ignoraram a Cootracan e tudo ficou parado.

Ainda em fins de 2008 fui procurado por associados da cooperativa. A primeira tarefa que tivemos foi a de reconstituir sua direção. Garimpamos endereços, no que fomos ajudados pela imprensa, A 1ª Folha e a Rádio Interativa foram grandes parceiras e em 20 de outubro daquele ano foi eleita uma diretoria que começou a reorganizar a entidade. Assim que assumi uma cadeira no Legislativo Candiotense, como reserva do meu valoroso companheiro vereador Artêmio Parcianello, que foi para a SOSP, onde está realizando excelente trabalho,tomei a decisão de acompanhar e ajudar, no que for necessário, até que as(os) associadas(os) estejam morando em cima de seus lotes, nas suas próprias casas.

Passei a examinar a documentação e descobri que faltava um laudo geológico para completar a documentação para o licenciamento ambiental. Fui até a CRM e conversei com o Geólogo Rui Osório. Disse-me, prontamente, que faria o laudo desde que tivesse autorização da direção da empresa. Imediatamente falei com o Dr. Aldo Meneguzzi, Superintendente da Mina de Candiota naquela época, que nos pediu um ofício do Prefeito Folador solicitando. O Prefeito imediatamente enviou esse ofício e o engenheiro Meneguzzi autorizou a feitrura do laudo. Em 26 de maio de 2009 esse laudo estava pronto e o Coordenador Administrativo da Cootracan, Dorlei Saraiva Soares, juntamentre comigo e o Chefe de Gabinete do Prefeito Folador , o dileto companheiro Oxcilei Duarte de Quadros, recebeu-o das mãos dos doutores Rui Osório e Aldo Meneguzzi.

Mas havia mais tranqueiras pela frente. Uma dívida de multas com a Receita Federal, completa desorganização da documentação e nenhuma lista das famílias associadas com seus respectivos endereços e telefones. Era urgente pagar essa dívida para poder obter certidão negativa de débito e poder credenciar a cooperativa nos órgãos oficiais. A Diretoria propos aos associados uma cotização especiual para esse fim. Em agosto deste ano – 2011 – a Diretoria pagou a última parcela da dívida.

Nesse meio tempo várias ações foram sendo feitas. O Prefeito Folador, parceiro na fundação, declarou seu apoio ao destravamento da entidade e os órgãos da Prefeitura entraram em ação. Segundo seu anúncio, feito sexta-feira à noite, na assembléia geral que elegeu nova Diretoria, os projetos hidráulico, de saneamento e elétrico do loteamento estão prontos. Em meados de agosto deste ano protocolei ante-projeto de lei na Câmara de Vereadores que auriza o Executivo Municipal a decretar a área da Cootracan como Zona Especial de Interesse Social – ZEIS. O Prefeito Folador já o recebeu e o remeteu de volta ao Legislativo sob forma de projeto de lei. Já tramitou nas comissões da Casa e já o aprovamos em Plenário, por unanimidade, na ´ultima segunda-feira, dia 05/12. Aprovada essa lei, e sancionada pelo Prefeito, qualquer agência governamental fica autorizada a entrar nessa gleba e realizar obras. Assim a Prefeitura poderá instalar água potável. Ela, ou a Funasa, poderá realizar obras de esgotamento pluvial e cloacal e o arruamento. A CEEE poderá instalar energia elétrica. Dia 06/121 estivemos, o Prefeito Folador e eu, na CEEE, em Porto Alegre, em audiência com o técnicos da área de distribuição para preparar o caminho para o encaminhamento dos projetos necessários para a instalação da rede de energia elétrica, tão,logo a lei que declarar a área da Cootracan uma ZEIS seja promulgada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário