2 de dezembro de 2011

CGTEE ANUNCIA SOLUÇÃO E TRANQUILIZA MORADORES DOS CHALÉS DA VILA OPERÁRIA
                         FOTO JOÃO ANDRÉ LEHR

 
Durante a Audiência Pública, realizada 29/11 à tarde no CTG Batalha do Seival, para expor os resultados das ações acertadas no Termo de Ajustamento de Conduta – TAC firmado com o Ministério Público Federal e o Ibama, o Presidente da CGTEE, Dr. Sereno Chaise, com intermediação do vereador João Couto ( PT ) recebeu a Comissão Representativa dos moradores dos chalés da Vila Operária, constituída por Jesus Pinheiro, Gleiner André Pereira e Paulo Tieguevara de Freitas que afirmaram querer comprar os chalés. Porém devido à sua impossiblidade de fazer poupança, por causa dos baixos salários que recebem, estão sem as mínimas condições de comprá-los uma vez que não há financiamento para esse tipo de imóvel: muito velho e de madeira e a CGTEE só os vende à vista.

No início deste ano o vereador João Couto esteve no Ministério das Cidades em busca de solução. A única solução apontada foi a CGTEE repassar os chalés para a Prefeitura e esta negociá-los segundo as condições de cada família.

No entanto, dia 29/11,terça-feira, ao final da Audiência Pública, o Presidente da CGTEE, Sereno Chaise, concedeu audiência à Comissão e ao Vereador João Couto. Após ouvir os argumentos da Comissão informou que nenhuma família dos chalés corre risco de ser despejada, dissipando a angústia que reinava entre elas tendo em vista frequentes boatos de que isso aconteceria. Afirmou, ainda, que a CGTEE assinará um contrato de concessão de uso com os moradores com o direito de morar ali por toda a vida. “ Eu não vou despejar ninguém das casinhas. Podem ficar tranquilos. Tambem não vou fazer o que o vereador João Couto está propondo que é doar as casinhas para a Prefeitura. A CGTEE é uma empresa e eu tenho que zelar pelo patrimônio dela. Vou fazer com voces um contrato de cessão de uso para toda a vida. Fica bem assim?” afirmou Sereno Chaise.

Jesus Pinheiro perguntou se, ao longo da vigência desse contrato, quem obtivesse condições de comprar se poderia fazer isso. A resposta do Presidente foi afirmativa. Ao que Jesus Pinheiro acrescentou : “ Então essa proposta é muito boa e nos interessa. Com isso ficaremos tranquilos e com nosso problema de moradia resolvido”. Os demais membros da Comissão concordaram e agradeceram ao vereador João Couto por sua dedicação à solução desse problema.

“A solução foi, por um lado, o resultado da organização dos moradores, de sua disposição para a negociação e sua capacidade de propor e, por outro, a compreensão da Diretoria da CGTEE sobre como resolver um problema social grave como a falta de moradia para a camada mais pobre da população. Fico orgulhoso de ter ajudado na solução.” afirmou o vereador João Couto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário